top of page

Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Privado (OSCIP) que, desde 2011, oferece atendimento médico e odontológico, além de educação socioambiental, aos povos ribeirinhos da Amazônia.

O trabalho começou a partir do olhar do Dr. Francisco Leão Júnior e de Rubinho de Almeida Prado, que pescavam na região. Sempre que tinham contato com a população ribeirinha, eles eram abordados para consultas rápidas e pedidos de medicamentos.

Percebendo a vulnerabilidade em que se encontrava a saúde dessas pessoas, decidiram mobilizar a comunidade médica que conheciam para levar atendimento de qualidade para essa população. 

Exatamente 12 meses depois, a primeira expedição aconteceu e assim seguimos atuando, desde então, promovendo uma viagem por ano à região.

Nós cuidamos de quem cuida da floresta!

Nossa História

elemento 13.png

Nossa Missão

Levar ajuda médica, odontológica e socioambiental às comunidades ribeirinhas da Amazônia, visando à melhoria da qualidade de vida e da curva de crescimento das crianças por meio  do acompanhamento constante da população local.

Conheça nosso time

elemento3.png

Mauro de Almeida Prado

Um dos idealizadores do Doutores das Águas, é presidente da organização e responsável pela parte operacional e logística do projeto, que inclui visitas prévias às comunidades para agendamento em cada local e manutenção do barco. Sua equipe se responsabiliza pela expedição, área na qual o ribeirinho recebe diversos produtos e orientação de como utilizá-los, complementando a área de educação socioambiental. Sua equipe consiste da tripulação.

Samla da Rosa

Coordenadora da equipe de educação socioambiental, área responsável por promover aos ribeirinhos atividades esportivas e lúdicas para transmitir informações básicas sobre higiene, nutrição, bem-estar, saneamento básico e compostagem. Sua equipe conta com 6 voluntários, entre recreadores, educadores, psicólogos, comunicadores e agrônomos. Samla é profissional de gestão operacional, comunicação e marketing.

Francisco Leão Júnior

Um dos fundadores do projeto, não apenas supervisiona a equipe médica, mas assume o papel de coordenador geral durante algumas expedições. Especializado em prevenção de doenças, realiza cirurgias e diagnósticos simples, prescreve medicamentos e administra testes e vacinas. Sua equipe é composta por 9 profissionais, incluindo médicos com diversas especialidades, farmacêuticos e enfermeiros. Sua formação profissional é em urologia.

Órida Fier Girotto

Voluntária da Doutores das Águas desde 2014, é coordenadora das áreas administrativa, financeira, parcerias e doadores. Responsável também pela equipe de apoio, composta por 7 voluntários, sendo técnicos em TI responsáveis pelo sistema intranet, fotógrafo e cinegrafista, além de secretárias que atuam nas áreas de cadastro, circulação e organização dos ribeirinhos nos consultórios médicos, odontológicos e farmácia.

Rubens Hirano

Coordenador da equipe odontológica, atua na promoção da saúde bucal com foco em tratamentos básicos e condicionamento infantil. Promove palestra sobre higienização bucal com orientação prática de escovação, enfatiza a importância da saúde bucal e alerta sobre dieta cariogênica. Confecciona próteses dentárias, devolvendo sorrisos à população ribeirinha. Sua equipe é composta de 12 profissionais. Rubens é clínico geral.

bottom of page