Desde 2011 os Doutores das Águas visitam anualmente as populações ribeirinhas das bacias do Rio Negro e Rio Madeira levando uma equipe de cerca de 40 voluntários entre médicos, dentistas, enfermeiras, educadores e pessoal de apoio.
São atendidas cerca de 2.000 pessoas a cada expedição nas instalações do Barco Ambulatório Doutores das Águas. Em 2020, não foi possível realizar a viagem anual devido à pandemia. Todavia, medicamentos e insumos foram distribuídos, conforme relatório do ano. Não poderíamos faltar novamente no ano de 2021. As populações nos esperam pois, na maioria das vilas, somos o único auxílio de saúde que recebem.
2021 – UMA EXPEDIÇÃO DIFERENTE
Costumamos viajar nos meses de abril/maio quando a altura das águas possibilita atracar em cada vila e receber os ribeirinhos a bordo nos consultórios, o que agiliza o trabalho e possibilita o atendimento mais adequado e de um número maior de pessoas.
Este ano foi diferente por vários fatores:
- no mês de abril (quando costumamos realizar nossas viagens), os voluntários ainda não estavam vacinados contra a covid19 e não havia como levar pessoas sem proteção, não só para nossa segurança como também para a dos ribeirinhos.
- Para a viagem de 2021, apenas em junho pudemos reunir uma equipe vacinada reduzida: médicos, dentistas, enfermeiras e pessoal de apoio. A viagem foi marcada para o período de 28/6 a 18/7/21, época em que os rios ainda estão cheios.
- Como nosso barco é muito grande, alugamos um barco menor e adaptamos dois quartos com uma cadeira de dentistas em cada (em lugar das 4 que temos em nossa embarcação). Atendemos a bordo apenas casos de urgência odontológica, seguindo rigorosamente todos os protocolos.
- A equipe médica atendeu em terra com todos os cuidados, em lugares improvisados, para que o movimento no barco fosse diminuído e os protocolos pudessem ser cumpridos.
- A cheia, atipicamente, foi maior este ano. Encontramos algumas vilas totalmente alagadas e, na maioria delas, tivemos dificuldade para chegar com o barco até a terra. Usamos voadeiras e fornecemos gasolina para que vários ribeirinhos distantes pudessem chegar até nós.
- Na medida em que não pudemos examinar todas a população minuciosamente, levamos através do apoio da Secretaria em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, testes e vacinas (veja resultados) e, através do apoio da BD Veritor, testes de covid-19